Taxa Selic: saiba o que é e qual o seu impacto no mercado imobiliário


Se você é investidor, pretende comprar algum imóvel, trabalha no setor ou até mesmo nunca entendeu o que é essa tal “Taxa Selic”, este artigo é para você!

Antes de mais nada, é bom ter em mente que a Selic nada mais é do que uma taxa referencial para a política monetária, que serve de base para as demais taxas de juros da Economia. Lembra das aulas de História que nos relatavam o quanto antigamente, na República do Café com Leite, o preço do café ou da leite influenciavam economicamente e politicamente o país? É por aí! Hoje há mais descentralização quanto ao impacto de determinados produtos nos rumos financeiros do Brasil, mas são notáveis algumas características triviais como a Taxa Selic, por exemplo. 

Compreendendo isso, partimos a próxima fase para entendê-la. E a lógica é a seguinte: quão baixa é a Selic, maior a pretensão do Comitê de Política Monetária de estimular o consumo no país. 

Só um adendo se você ficou com uma pulga atrás da orelha referente ao último parágrafo. Mas, por que mexer com o ritmo de consumo? Você já ouviu falar no PIB? Por aqui, você deve saber que para a própria manutenção de uma boa parcela de pessoas empregadas, cidadãos com poder aquisitivo e a erradicação da pobreza, a Economia precisa funcionar como um todo. 

Com isso em mente, compreendemos que essa taxa impacta os investimentos mais voláteis como a Taxa de Renda Fixa, que deixa de render tanto aos investidores. Sendo assim, este dinheiro é injetado de outras formas na Economia.

O setor imobiliário é um dos mais impactados positivamente pela redução da Selic. Afinal, com taxas de juros mais baixas, compensa muito mais investir em um financiamento imobiliário, por exemplo!

Aliás, você sabia que, hoje, a Selic está a 2,25%, o menor patamar da História desde 1996?

Vale reforçar que esse cenário é extremamente propício para taxas mais baixas em instituições bancárias, tanto que recentemente o banco Santander já reduziu os juros de crédito imobiliário para 6,99%.

Haveria tempo mais oportuno para realizar seu sonho? Não perca tempo e procure um de nossos corretores pelo WhatsApp (11) 9. 6615-9393. Inclusive convidamos você a conhecer o nosso novo empreendimento, o Residencial Alfama, localizado no Parque Novo Oratório em Santo André. Saiba mais sobre a obra em www.reconeng.com.br/alfama.

Solange da Recon
Solange da Recon

Olá. Vi que você está pesquisando sobre o Residencial Almada, no bairro Parque Novo Oratório, em Santo André.

Gostaria de fazer uma simulação de financiamento sem compromisso?

00:12