Dicas para aproveitar melhor o espaço do seu apartamento


Cada vez mais os apartamentos pequenos estão roubando a cena no mercado imobiliário, o perfil da família brasileira mudou e, hoje, não faz tanto sentido ter uma casa ou apartamento muito grande. A metragem enxuta, permite ambientes mais integrados, menor custo de compra e de futuros gastos com manutenção. Os imóveis menores têm vantagens que vão muito além dos preços atrativos.

O grande segredo para o melhor aproveitamento do espaço menor está em organizá-lo de maneira prática e decorá-lo com itens funcionais.

Quer saber como explorar cada cantinho do seu novo lar? Acompanhe este artigo!

Escolha um estilo de decoração

Ter um estilo em mente ajuda a manter o foco e evitar exageros, além de facilitar na hora de combinar os móveis e objetos nos ambientes.

Apartamentos pequenos combinam com decorações mais minimalistas e modernas, pesquise referências, considere seu gosto pessoal e escolha o estilo que tenha mais a ver com você.

Faça Integração dos ambientes

Fazer a integração das áreas sociais do apartamento pequeno é uma ótima ideia para deixar o imóvel mais espaçoso. No Residencial Alfama, por exemplo, o projeto já é entregue com a cozinha integrada à sala de jantar e à sala de estar. A integração desses ambientes, permite uma melhor interação entre os moradores e visitas. 

Valorize a iluminação dos ambientes

A iluminação adequada proporciona ambientes aconchegantes, destaca a decoração e amplia os espaços. Uma aliada para ampliar e trazer vida aos ambientes é a luz natural. Deixe as janelas abertas e quando quiser mais privacidade use cortinas e persianas claras.

Ao escurecer, em espaços integrados, escolha um único tom para as lâmpadas para valorizar a integração dos ambientes.

Escolha cores neutras

Os tons neutros ajudam a ampliar os ambientes e devem ser priorizados nos pisos, azulejos e na pintura das paredes principais. Por outro lado, o uso de um papel de parede é uma boa estratégia para decorar um ambiente, como o quarto das crianças, sem perder nenhum centímetro de área útil.

O uso das cores mais intensas devem ser pontuais, podem ser usadas em almofadas, quadros e alguns objetos de decoração.

Use espelhos

Usar espelhos de forma estratégica é um truque clássico para aumentar a impressão de amplitude nos ambientes. Eles podem ser instalados tanto na parede inteira quanto em uma faixa ampla, seja na vertical ou horizontal.

Explore os espaços verticais

Para explorar espaços existentes nas paredes, por exemplo, invista em nichos e prateleiras. Esses itens cooperam com a organização da casa e são uma forma simples para decorar e otimizar a funcionalidade dos cômodos. 

Além de lindos, são multifuncionais, podendo ter várias funções dentro de casa, já que permitem guardar, decorar e dar personalidade a qualquer parede.

Invista em móveis planejados multifuncionais 

Móveis multifuncionais e planejados são versáteis e podem tornar qualquer ambiente mais espaçoso e confortável. Existem vários itens com design original que combinam beleza e funcionalidade. 

Uma cama de casal modelo box, por exemplo, é ótima para guardar as roupas de cama e banho e abrir mais espaço no guarda-roupa. No quarto das crianças, a cama pode ter gavetões para guardar brinquedos. Já para quem costuma receber visitas, vale a pena investir em um beliche ou sofá-cama.

Além disso, existem mesas de embutir ou expansíveis, que são abertas apenas na hora de usá-las, seja para fazer refeições, trabalhar ou estudar, poupando espaço nos outros momentos do dia.

Evite móveis pouco úteis e que atrapalham a passagem, como mesinhas de centro por exemplo. Lembrando que é muito importante tirar todas as medidas antes de comprar os móveis, assim como os eletrodomésticos. 

Viu só como é possível aproveitar cada cantinho do seu apartamento e otimizar qualquer cômodo sem abrir mão de estilo? Com soluções criativas e móveis multifuncionais seu o lar se torna mais organizado, confortável e fácil de cuidar!

Não perca tempo e conheça o Residencial Alfama da Recon Engenharia converse com um de nossos corretores pelo WhatsApp (11) 9. 6615-9393 e agende sua visita.

Solange da Recon
Solange da Recon

Olá. Vi que você está pesquisando sobre o Residencial Almada, no bairro Parque Novo Oratório, em Santo André.

Gostaria de fazer uma simulação de financiamento sem compromisso?

11:54