6 Dicas para comprar seu imóvel na planta


As vantagens de comprar apartamento na planta são inúmeras. Além de aproveitar preços melhores do que os de imóveis prontos, as construtoras geralmente oferecem possibilidades de customização do imóvel quando comprados nessa fase do empreendimento, isso significa que o novo proprietário pode ter o imóvel do seu jeito.

Mesmo assim, podem surgir dúvidas se a compra é realmente segura, já que o imóvel ainda não está construído.

Para ajudá-lo nesse momento, apresentaremos 6 dicas para você comprar um apartamento na planta com segurança. Confira!

1.   Escolha uma boa localização

Como você só vai morar no imóvel daqui a alguns anos, é importante que se atente sobre a localização.

Para isso, conheça previamente a região, caminhe pelas ruas ao redor e se certifique de que a estrutura do bairro atende às suas necessidades em relação à transporte, comércio, lazer e o que mais for importante para você.

2.   Visite o decorado

A visita ao decorado é importante para avaliar a disposição da planta do imóvel, checar as áreas comuns e observar outros detalhes que podem passar despercebidos.

Inclusive, o decorado do Residencial Almada está localizado na Av. Nevada, 601 - Parque Novo Oratório em Santo André, mas caso você não queira sair de casa, você pode realizar o tour virtual pelo apartamento decorado e maquete do empreendimento clicando aqui.

3.   Entenda como funciona o financiamento

Ao comprar um apartamento na planta, os pagamentos são realizados diretamente para a construtora até a entrega do empreendimento. É exatamente isso que facilita a compra desse tipo de imóvel.

Assim que o imóvel fica pronto, é hora de contratar o financiamento para seguir com o pagamento do apartamento.

Porém, é importante que você entenda desde o início como funciona o financiamento, qual será o saldo a financiar, como é o processo de aprovação e quais taxas são cobradas ao longo do contrato.

Esse planejamento é essencial para manter sua saúde financeira e evitar imprevistos no momento da entrega do apartamento.

4.   Confira o memorial descritivo

O memorial descritivo é um documento oficial e obrigatório que a construtora deve ter em mãos antes de iniciar a construção do imóvel e você pode ter acesso mesmo antes de comprar o apartamento.

O memorial descritivo reúne todos os detalhes sobre a realização da obra como:

- Tipos de materiais que serão utilizados

- Descrição das áreas sociais e privativas

- Etapas da obra

- Prazo de entrega 

- Comprovante de propriedade do terreno

- Autorização da prefeitura para a construção

- Informações que comprovam a regularidade do empreendimento a ser construído

5.   Participe da convenção de condomínio

A convenção de condomínio é um documento que estipula as principais regras para o funcionamento do condomínio. Ela acontece próximo à entrega do imóvel e, para que o documento seja aprovado, é preciso que parte dos proprietários estejam de acordo.

É importante que você acompanhe as reuniões e dê sua opinião antes da aprovação do documento. Assim, você contribui com a organização do condomínio em que vai morar.

Veja algumas das pautas importantes desta convenção:

- Funções do síndico

- Administração do condomínio

- Orçamento

- Taxas do condomínio

- Obras e manutenções

- Uso de itens coletivos e áreas comuns.

6.   Escolha a melhor construtora

A escolha de uma boa construtora é um fator decisivo para quem quer comprar um apartamento na planta com segurança.

Por isso, é importante que você verifique as informações legais sobre a construtora, quais os outros imóveis entregues por ela, além de avaliar a reputação da empresa perante aos clientes que já compraram apartamentos anteriormente.

Tire todas as suas dúvidas com o corretor de imóveis e certifique-se de que todos os documentos apresentados são, de fato, verdadeiros.

Se você quer ter segurança ao comprar um apartamento na planta, a Recon é a construtora certa! Com quase 30 anos atuando no mercado imobiliário, é reconhecida pela tradição e pelo zelo, tanto em padrões de qualidade dos imóveis, como atendimento.

Solange da Recon
Solange da Recon

Olá. Vi que você está pesquisando sobre o Residencial Almada, no bairro Parque Novo Oratório, em Santo André.

Gostaria de fazer uma simulação de financiamento sem compromisso?

10:48