Mitos e verdades na hora de comprar um imóvel


Conquistar a casa própria exige muito planejamento e determinação. Ao mesmo tempo que é preciso organizar as finanças, também é importante entender como funciona a compra de imóveis. Afinal, são muitas informações sobre financiamento, documentação, taxas, juros, entre outros.

Se você quer realizar esse sonho e está começando a pesquisar sobre o assunto, preparamos um conteúdo para te mostrar alguns mitos e verdades que envolvem o processo de compra de um imóvel.

Mitos sobre a compra de imóveis

O pedido de financiamento só pode ser feito após a escolha do imóvel

Não existe uma regra que determine que você precisa escolher o imóvel primeiro. Se você quiser ter certeza que terá crédito aprovado e descobrir o valor exato que o banco ou a construtora irá financiar, entre com o pedido de financiamento antes.

Conte com a Recon para fazer essa verificação antes de você fechar o negócio.

Após a aprovação, você receberá uma carta de crédito especificando até quanto pode custar o imóvel. A partir disso, você pode buscar o seu imóvel de forma mais segura.

Qualquer pessoa pode financiar um imóvel

Para financiar um imóvel você precisa preencher os requisitos exigidos pelo banco. Por exemplo, ter um valor de entrada, comprovar renda formal ou informal e não estar com restrição em seu nome.

O processo de financiamento é muito demorado

Ao contrário do que se imagina, a aprovação de um financiamento imobiliário pode ser muito rápida. E estar com toda a documentação necessária já organizada, contribui para um retorno mais ágil do banco ou da construtora. Entretanto, o tempo de resposta pode variar, pois cada instituição possui suas regras e processos de análise de crédito. Normalmente, o prazo da construtora é mais curto, por ter menos burocracia.

Quanto menor o imóvel, mais barato

O preço de um imóvel não é definido apenas pelo tamanho. Existem diferentes fatores que influenciam no valor do imóvel como a localização, se há ou não vaga de garagem, o andar do apartamento, idade da construção, se o condomínio tem área de lazer, entre outros detalhes.

Verdades sobre a compra de imóveis

Imóveis na planta são mais baratos

Se você puder esperar a construção terminar, vale a pena comprar um imóvel na planta. Comparado com imóveis prontos, as opções na planta realmente são mais baratas. Além disso, a tendência é que uma propriedade comprada na planta valorize mais ao longo dos anos do que um imóvel já pronto.

Comprar imóveis à vista é mais vantajoso

Assim como em outros tipos de compra, adquirir um imóvel à vista é a melhor opção. Diferente do financiamento, uma compra à vista não possui as taxas e os juros que normalmente são incluídos nas prestações, tornando o valor do imóvel menor. Esse poder de compra também facilita negociar o preço com mais facilidade.

É possível juntar a renda com a de outras pessoas

Alguns tipos de financiamento, como os programas habitacionais do Governo Federal (Casa Verde e Amarela), permitem que você junte a sua renda com a de outras pessoas. Por exemplo, se o que você ganha sozinho não é o suficiente para conseguir a aprovação de crédito, ao compor renda com alguém as suas chances aumentam. A composição de renda também é uma vantagem para quem deseja comprar um imóvel mais caro e precisa comprovar um rendimento maior.

Quem tem uma renda baixa também consegue comprar um imóvel

Com a criação dos programas habitacionais do Governo Federal, como o Casa Verde e Amarela, quem possui uma renda baixa também tem a oportunidade de conquistar a casa própria. Esses projetos oferecem muitas facilidades como compor renda com outras pessoas, utilizar o FGTS, longo prazo de pagamento e taxas de juros mais baixas em relação ao mercado. Há ainda o benefício do subsídio, que é uma quantia dada pelo governo para diminuir o custo do financiamento, deixando as parcelas mais baratas.

O lançamento da Recon, o Residencial Almada se enquadra no Programa Casa Verde e Amarela, converse agora mesmo pelo WhatsApp com um de nossos corretores e feche um bom negócio.



Solange da Recon
Solange da Recon

Olá. Vi que você está pesquisando sobre o Residencial Almada, no bairro Parque Novo Oratório, em Santo André.

Gostaria de fazer uma simulação de financiamento sem compromisso?

21:06